Previsões Oscar 2015 – Vencedores

Amanhã à noite conheceremos finalmente os vencedores do Oscar 2015. E enquanto ficamos na expectativa de quais serão os filmes celebrados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nada melhor do que apostar. Abaixo você confere as apostas do Bloggallerya:

Melhor Filme: Birdman
Possibilidade: Boyhood
Considerações: Boyhood ganhou o Globo de Ouro e o Bafta. Parecia ser o provável vencedor até bem pouco tempo atrás. Mas Birdman levou o SAG, DGA e PGA e parece ter virado o jogo.  Ainda assim, Birdman parece tresloucado demais para os padrões da Academia. De qualquer forma, ambos merecem. Selma era outro que merecia muito mais atenção. Mas não vencendo A Teoria de Tudo, Sniper Americano e O Jogo da Imitação, já está ótimo.

Melhor Diretor: Richard Linklater (Boyhood)
Possibilidade: Alejandro González Iñárritu (Birdman)
Considerações: Preparadíssima para errar nessa. Mas ainda aposto em Linklater. Se Birdman levar Filme, creio que Boyhood pode acabar sendo compensado na categoria de Diretor.

Melhor Ator: Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)
Possibilidade: Michael Keaton (Birdman)
Considerações: A minha torcida é para o Keaton. E, ao longo de todo o ano passado, seu nome parecia uma aposta bem sólida nesta categoria, afinal levou a maior parte dos prêmios da crítica. Porém, em uma acirrada temporada de prêmios, as reviravoltas é que ditam o rumo do jogo. Eddie Redmayne desbancou Keaton no SAG e Bafta e se tornou o favorito. Apesar de Redmayne estar bem no filme, não chega a ser uma atuação surpreendente. Contudo, é o estilo de performance que a Academia adora.

Melhor Atriz: Julianne Moore (Para Sempre Alice)
Possibilidade: Oh really?
Considerações: A minha favorita é Marion Cotillard. Sua indicação pelo belíssimo Dois Dias, Uma Noite foi uma surpresa. Mas uma vitória está muito distante de Marion desta vez. Dela e de todas as outras três indicadas. Julianne está com as duas mãos na estatueta. Ela leva pelo conjunto da obra com um drama considerado bastante convencional e por um tipo de personagem e estilo de atuação geralmente celebrados pela Academia. Mas tá valendo. Há muito tempo que Julianne merece.

Melhor Ator Coadjuvante:  J.K. Simmons (Whiplash)
Possibilidade:  Nenhum
Considerações: Eu até pensei em jogar o nome de Edward Norton (por sua deliciosa performance em Birdman), mas a vitória de Simmons é tão previsível quanto a de Julianne em Atriz. Whiplash, que eu não me canso de dizer o quanto é maravilhoso, merecia muito mais reconhecimento no Oscar. Mas como isso não aconteceu, é justo e digno que pelo menos o prêmio de Ator Coadjuvante vá para as mãos de Simmons. Merecidíssimo!

Melhor Atriz Coadjuvante: Patricia Arquette (Boyhood)
Possibilidade:  Emma Stone (Birdman)
Considerações: É ao apostar que a gente percebe o quanto tudo já parece solidificado no Oscar. Joguei o nome da Emma Stone aí, mas acho bem difícil (praticamente impossível) a Arquette perder.

Roteiro Original: Birdman (Alejandro G.Inarritu & Cia)
Possibilidade: Boyhood (Richard Linklater)
Considerações: A vitória em uma das categorias de roteiro costuma ser um prenúncio para a vitória em Melhor Filme. Por enquanto vejo Boyhood como ameaça, mas pode surpreender. No entanto, uma grande surpresa mesmo seria O Grande Hotel Budapeste levar. Mas é bem provável que o filme de Wes Anderson saia vitorioso apenas em algumas (várias) categorias técnicas.

Roteiro Adaptado: O Jogo da Imitação (Graham Moore)
Possibilidade: Whiplash (Damien Chazelle)
Considerações: Infelizmente, O Jogo da Imitação é capaz de sair vitorioso nesta. A boa noticia é que provavelmente só leva esse único prêmio. Prêmio de consolação para Uma Mente Brilhante 2.0.

Melhor Animação: Como Treinar o Seu Dragão 2
Possibilidade: Operação Big Hero
Considerações: Não vi nenhuma das animações que concorrem este ano por motivos de pura preguiça. As únicas que realmente tenho interesse em ver (mas vão ficar para depois do Oscar) são Big Hero e Princesa Kaguya. Boxtrolls pode ser uma opção também, mas acho que Como Treinar o Seu Dragão 2 é uma aposta mais segura.

Melhor Filme Estrangeiro: Ida (Polônia)
Possibilidade: Relatos Selvagens (Argentina)
Considerações: Meu coração está bem dividido nesta categoria. Ainda não tive a oportunidade de conferir o argentino Relatos Selvagens e nem o representante da Mauritânia, o Timbuktu.  Mas Ida, Leviathan (Rússia) e Tangerines (Estônia) são absolutamente maravilhosos e eu ficaria satisfeita se qualquer um dos três vencesse. Ida é o favorito, contudo Relatos Selvagens ameaça. Leviathan levou o Globo de Ouro, mas creio que não deve repetir o feito no Oscar.

Melhor Documentário: Citizenfour
Possibilidade: Finding Vivian Mayer
Considerações: Outra categoria em que o vencedor parece bem óbvio. O Sal da Terra – documentário sobre a vida e obra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, dirigido por  Wim Wenders – concorre nesta categoria, mas não representa uma ameaça ao favorito Citizenfour.

Design de Produção: O Grande Hotel Budapeste
Fotografia: Birdman
Montagem: Boyhood
Figurino: O Grande Hotel Budapeste/Mr. Turner
Maquiagem: O Grande Hotel Budapest
Trilha Sonora: A Teoria de Tudo
Canção Original: “Glory” (Selma)
Edição de Som: Sniper Americano
Mixagem de Som: Sniper Americano/Birdman
Efeitos Visuais: Interestelar
Curta de Animação: The Dam Keeper/Feast
Documentário Curta-Metragem: Joanna
Curta-Metragem: The Phone Call/Parvaneh

Andrizy Bento

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s