12 Monkeys – Balanço da Série

12 monkeys

Eu curto distopias. Talvez por ser uma mulher da área de história, universos alternativos e futuros apocalípticos me chamam a atenção. Deixe-me admitir mais uma coisa: eu não vi o filme no qual se baseia a série homônima 12 Monkeys. Então pode ser que algumas coisas que me encantaram na produção televisiva não desperte o mesmo fascínio em quem assistiu ao filme.

Há três anos, o SyFy – canal por assinatura cujo conteúdo é inteiramente voltado para a ficção científica – estreou a série 12 Monkeys, produzida pelo mesmo pessoal responsável pela nova versão de Nikita. A história é centrada no casal James Cole (Aaron Stanford) e Dra. Cassandra “Cassie” Railly (Amanda Schull) e na premissa: uma vida seria capaz de salvar outras sete bilhões?

Algumas dúvidas nos acompanham no decorrer da trama. Entre elas, se a equipe criativa saberá finalizar a série a contento. Todas as perguntas geradas nessas três temporadas terão respostas adequadas ao término da produção?

Eu sei que, em alguns momentos, o percurso da narrativa soa confuso por conta das idas e vindas no tempo que são extremas. Algumas vezes, é inevitável o espectador se perder. Onde, afinal, estamos? Presente, passado ou futuro? Bem, o presente é o arco mais confuso de toda a trama porque pode ser o presente de qualquer personagem…

O final da segunda temporada nos deixou em uma encruzilhada. O líder dos 12 macacos é filho de Cassie e Cole? Eles, o casal chave da história, estão definitivamente separados? O que será da nossa trupe salvadora do mundo?

12-Monkeys (1)

Essas perguntas são o mote da terceira temporada que foi lançada toda de uma vez seguindo o exemplo bem sucedido da Netflix e outros streamings da vida. Eu sou da velha guarda e gosto da mecânica de esperar o episódio da semana. Pronto, falei!

Uma série apocalíptica que, em seu terceiro ano, tem como princípio básico o amor. E durante dez episódios acompanhamos Cassie e Cole em uma busca incessante para salvar e impedir o próprio filho de ser aquele que irá destruir o mundo. Eles atingem seu objetivo e somos surpreendidos com uma reviravolta. Descobrimos realmente de quem se trata a Testemunha, aquele que realmente mandava na p… toda. E, confesso, fiquei extremamente surpresa com a revelação de que Olivia (Alisen Down) sempre comandou tudo do futuro.

O que vai ser da quarta temporada? O que os produtores nos reservaram? Finalmente destruir Olivia ou descobrir que realmente somos incapazes de mudar o que já foi escrito?  Espero ardentemente ser surpreendida.

Aguardo com ansiedade o quarto ano da série!

Adendo: Não alertei sobre o risco de spoilers porque, se você leu um balanço de temporada, já viu a temporada inteira.

Gaby Matos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s