The Keepers

Após o sucesso estrondoso e o impacto causado por Making a Murderer, a Netflix aposta novemante no gênero documental. E, caros amigos, novamente um extraordinário acerto. Pode ser que a série trate de um assassinato acontecido em 1969, mas ela não se restringe apenas a isso. A história envolve homicídio,   abuso sexual,  e o impacto causado por uma professora em suas alunas que, quase cinquenta anos depois, se unem  para encontrar a resposta definitiva  para a pergunta que as atormenta: Quem matou Cathy Cesnik?

A produção conta com sete episodios e tem como foco uma morte misteriosa, sem respostas aparentes: a da Irmã Cathy. Anos após o trágico ocorrido, suas alunas se reuniram em um grupo no Facebook: Justiça para Irmã Cathy, onde buscam informações que levem à resolução do assassinato. Subitamente, o espectador é envolvido por uma narrativa perturbadora que está intrinsecamente ligada à morte da freira. Ela  era professora de um colégio comandado pela Igreja Católica, e no qual  padres estupravam as alunas  sistematicamente.

Tudo te impressiona na trama; como mulheres, mesmo tanto tempo depois, ainda sofrem com as lembranças traumáticas do passado . Como a corrupção  ajuda a proteger o “status quo”: igreja e (pretensa) justiça. Não importa o sofrimento delas, os abusos dos quais foram vítimas. O que importa é manter a honra dos padres intocável. Você leva sete episódios em busca de respostas e, talvez, elas não venham a contento. No entanto, aprendemos que a  força e coragem de uma professora podem moldar as mentes de jovens estudantes em um ambiente opressivo. Ela pode ter morrido na mão de algum lunático pervertido. Mas a sua missão como freira e catedrática foi cumprida. Ela ensinou boas e obedientes meninas a se transformarem em grandes e independentes mulheres.

Gaby Matos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s