Previsões Oscar 2017 – Vencedores

O prazo para as votações dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas encerraram-se no último dia 21 e, logo mais, à noite, conheceremos os vencedores do Oscar 2017 em uma cerimônia apresentada por Jimmy Kimmel. Este ano é daqueles mais entediantes para se apostar. A vitória de La La Land é mais do que antecipada. É o típico filme que a Academia adora. Pelo visto, não teremos nenhuma surpresa nas categorias principais. Uma pena. Mas como é tradição aqui no Bloggallerya, aí vão as nossas previsões para o Oscar 2017.

Melhor Filme:  La La Land
Possibilidade:  Nenhum
Considerações: Ainda tem quem considere Moonlight um forte rival, mas é uma minoria. A vitória do longa de Barry Jenkins este ano cairia bem para Academia, afinal seria uma resposta ao Oscars so white do ano passado, mas La La Land não é só um franco favorito, é simplesmente a vitória mais óbvia dos últimos anos. Os espectadores não terão o mesmo barato do ano passado, em que a categoria principal foi disputada até os últimos minutos por Spotlight e O Regresso, com o primeiro levando a melhor. O que poderia depor contra o longa de Damien Chazelle é o fato de não ter sido nem mesmo indicado ao SAG de Melhor Elenco, algo raríssimo de acontecer entre os vencedores de Melhor Filme no Oscar. Mas, tudo indica que La La Land vai se unir a Coração Valente nessa, o único Melhor Filme do Oscar que não foi indicado ao prêmio de Elenco nessas duas décadas de existência do SAG Awards. La La Land também levou o BAFTA, o Globo de Ouro e o PGA, o prêmio do Sindicato dos Produtores, considerado um dos termômetros mais precisos do Oscar nos últimos tempos.

Melhor Diretor: Damien Chazelle (La La Land) 
Possibilidade:  Pode ser o Barry Jenkins (Moonlight)
Considerações: Acho muito difícil algum outro levar que não o Chazelle. Ele já foi premiado com o DGA, o prêmio do Sindicato dos Diretores, além do BAFTA e do Globo de Ouro.

Melhor Ator: Denzel Washington (Fences). Não, pera… Casey Affleck (Manchester by the Sea)… Ah, Denzel, vai. 
Possibilidade:  Casey. Ou Denzel.
Considerações: A disputa acirrada nessa categoria promete ser a única realmente emocionante deste ano, lembrando o que aconteceu em 2009, no memorável confronto Mickey Rourke X Sean Penn que durou até o último minuto. Problemas de ordem pessoal podem atrapalhar a vitória de Casey Affleck. Lembrando que o ator foi premiado com o Globo  de Ouro de Melhor Ator de Drama e o BAFTA que esnobou solenemente Denzel Washington, Este, por sua vez, levou o SAG. Agora, nos resta aguardar.

Melhor Atriz: Emma Stone (La La Land)
Possibilidade:  Isabelle Huppert (Elle)
Considerações: Não creio que Isabelle chegue a ser, de fato, uma ameaça nesse momento. Há alguns dias, ela levou o Cesar Awards de Melhor Atriz, além de alguns prêmios da crítica (como de Nova York, São Francisco e Los Angeles) e o Globo de Ouro de Atriz de Drama. Mas a favorita é Emma Stone. Tendo levado o Globo de Atriz de Comédia ou Musical, o SAG e o BAFTA, ela tem tudo para ser premiada com seu primeiro Oscar. Mas minha torcida pessoal é de Huppert.

Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali (Moonlight)
Possibilidade:  Nenhum
Considerações: Alguma dúvida? Jeff Bridges está maravilhoso em A Qualquer Custo, mas não representa ameaça. E Dev Patel, mesmo tendo vecido o BAFTA, também não.  Lembrando que Ali levou o SAG nessa mesma categoria.

Melhor Atriz Coadjuvante: Viola Davis (Fences)
Possibilidade: Michelle Williams (Manchester by the Sea)
Considerações: Vencedora do Globo de Ouro, do BAFTA e do SAG, Viola tem tudo para conquistar seu primeiro Oscar.

Roteiro Original: Manchester by the Sea (Kenneth Lonergan)
Possibilidade:  La La Land (Damien Chazelle)
Considerações: Provavelmente um dos poucos prêmios que La La Land perderá. E que assim seja.  Manchester by the Sea já foi agraciado com o BAFTA nesta categoria.

Roteiro Adaptado: Moonlight (Barry Jenkins, Tarell McCraney)
Possibilidade: A Chegada (Eric Heisserer) / Estrelas Além do Tempo (Allison Schroeder, Theodore Melfi)
Considerações: Moonlight levou o WGA, o prêmio do Sindicato dos Roteiristas. Mas em Roteiro Original. A Academia considera como Roteiro Adaptado por ser baseado em um projeto não lançado do dramaturgo Tarrell Alvin McCraney. Vai entender. Arrisco dizer que A Chegada pode surpreender. Mas é mais provável que o longa de Jenkins leve. Lion venceu a categoria no BAFTA, mas espero que aqui não se repita.

Melhor Animação: Zootopia
Melhor Filme Estrangeiro: The Salesman (Asghar Farhadi – Irã)
Melhor Documentário: O.J.: Made in America (Ezra Edelman and Caroline Waterlow)
Design de Produção: La La Land / A Chegada
Fotografia: La La Land
Montagem: La La Land
Figurino: Jackie / La La Land
Maquiagem: Star Trek: Sem Fronteiras
Edição de Som: Até o Último Homem
Mixagem de Som: La La Land
Trilha Sonora: La La Land
Canção Original: “City of Stars” – La La Land
Efeitos Visuais: Mogli: O Menino Lobo
Curta de Animação:  Piper
Documentário Curta-Metragem: The White Helmets / Joe’s Violin
Curta-Metragem: Ennemis Interieurs

Andrizy Bento
Colaborou: Kaio Dantas

 

Anúncios

Uma opinião sobre “Previsões Oscar 2017 – Vencedores”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s