Voo de Coração – Ritchie

voo_de_coracao

Como no mês de março, o cantor Ritchie celebra seu aniversário e ele foi escolhido para ilustrar o Personalidade do mês no Bloggallerya, este é o momento perfeito para falarmos sobre um dos mais famosos trabalhos de sua trajetória como músico.

Exatamente no dia 24 de junho de 1983, o cantor Ritchie deu o mais alto voo de sua carreira. Após o expressivo sucesso da música Menina Veneno, lançada no início daquele ano, chegava às lojas o seu primeiro LP: o clássico Vôo de Coração (na época a palavra “voo” ainda era grafada com acento), que vendeu mais de um milhão de cópias e considerado um marco da época. O disco não apenas foi um dos mais vendidos da década de 1980, como também foi de suma importância para o rock nacional que, na época, ainda estava engatinhando, com poucas bandas figurando nas paradas de sucesso. Depois do lançamento deste dico em particular, esse mercado cresceu exponencialmente em nosso país e, dessa forma, uma enxurrada de bandas e artistas de rock no Brasil começaram a gravar seus primeiros álbuns. Graças ao impulso dado por Vôo de Coração.

O disco contava com dez faixas, todas assinadas pelo próprio Ritchie, sendo oito em parceria com o composito Bernardo Vilhena. Desse trabalho, cinco músicas tiveram destaque. Além do mega hit Menina Veneno,  outras que merecem menção são A Vida Tem Dessas Coisas, Casanova (tema de abertura da, então, novela das oito, Champagne, de 1983), Pelo Interfone e a música que dava título ao álbum.

garoto veneno 2

O disco teve participação de alguns músicos ilustres, como é o caso de Liminha, Lulu Santos, Lobão, o saxofonista Zé Luis e o ex-guitarrista do Genesis, Steve HackettVôo fez tanto sucesso que ganhou prêmios, disco de ouro e de platina, e o músico se tornou uma figura constante nos programas de televisão e nas emissoras de rádio da época.

Em 2008, foi lançada uma versão em CD comemorando os 25 anos do lançamento do disco, contendo quatro faixas bônus, como uma versão em espanhol da clássica Menina Veneno e uma acústica da canção que dá nome ao disco,  contando com a participação do músico Paulinho Moska no violão.

Provavelmente grande parte dos colecionadores de discos de vinil que apreciam o rock brasileiro consagrado na década de 1980, têm esse álbum integrando sua coleção, já que ele foi febre. As lojas de discos sempre tinham de encomendar um novo estoque pelo fato de o álbum esgotar rapidinho, sumindo das prateleiras na velocidade de um meteoro. Vôo de Coração foi extremamente bem-sucedido, fazendo com que Ritchie chegasse rapidamente ao topo das paradas e, posteriormente, sendo recordado com carinho pelos fãs de seus inesquecíveis hits.

Adryz Herven

Anúncios

2 opiniões sobre “Voo de Coração – Ritchie”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s