Personalidade: Lou Reed

lou-reed-2

“Hey, Babe / Dê um passeio pelo lado selvagem”. Esse é um dos emblemáticos trechos da canção Walk On The Wild Side, um dos maiores clássicos do cantor Lou Reed que nasceu no Brooklyn, em Nova York, no dia 2 de março de 1941 e é considerado um dos maiores nomes do rock mundial. O cara andava em boa companhia, uma vez que era amigo de David Bowie e Iggy Pop. Nos anos 1970 era muito comum ver uma foto do trio de talentosos músicos juntos.

Reed começou sua carreira como um dos vocalistas da banda The Velvet Underground na década de 1960. A banda teve forte impacto e influência no cenário underground tanto na época como em fases posteriores, sendo até hoje exaltada como uma das mais importantes da música mundial – passeando por inúmeras vertentes do rock: do experimental ao psicodélico, passando pelo acid rock – apesar do fracasso comercial que amargou naquela década.

129317250__468590b

Nos anos 1970, deu início à sua carreira solo, tendo gravado dois discos no ano de 1972. Um deles, o que levava o seu nome, infelizmente não fez grande sucesso e alcançou somente o 189º lugar das paradas musicais. Já o segundo, o clássico Walk On The Wild Side, foi produzido pelo seu amigo David Bowie, e dele saiu o hit homônimo, considerado pelos fãs o hino da carreira de Lou. Pode-se dizer que foi o único sucesso comercial do cantor, a única música que realmente emplacou, apesar de Reed também ser lembrado por Sweet Jane e Perfect Day. Ainda assim, continuou a ganhar cada vez mais admiradores ao longo de sua carreira.

Lançou 12 álbuns com o Velvet Underground e 19 álbuns solos de estúdio, sendo o último The Raven de 2003. Ainda lançou oito discos ao vivo, sendo o primeiro Rock ‘n’ Roll Animal de 1974 e, o último, Animal Serenade de 2004. Os trabalhos que vieram posteriormente foram algumas colaborações em álbuns de outros artistas, como o Lulu, em parceria com a banda Metalica, em 2011.

Reed em 2011

Lou Reed faleceu em 27 de Outubro de 2013, deixando um grande legado para a música, com seu som cheio de experimentalismos, suas letras repletas de poesia e críticas ácidas, versando sobre o lado negativo da sociedade e sendo apontado como o 81º maior guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Se você ainda não conhece este grande nome do rock e toda a influência que ele exerceu sobre bandas que, com certeza, devem integrar a listinha do seu iPod, aproveite a oportunidade e vá além de Walk On The Wild Side. Dê um passeio pelo lado selvagem!

Adryz Herven

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s