Retrofilia: Magali #1 (Editora Globo)

Magali 1 Globo

De todos os cinco protagonistas da turma (a saber: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento), a Magali foi a única que não teve um título próprio publicado pela Editora Abril. E sua primeira revista na Editora Globo não foi lançada em 1987 como as dos demais personagens. A graciosa comilona criada por Mauricio de Sousa só foi estrelar sua própria revista algum tempo mais tarde. Exatamente no dia 22 de fevereiro de 1989, chegou às bancas a tão aguardada Magali #1. Finalmente a personagem que, até então, só tinha suas histórias publicadas nas revistas da Mônica e algumas vezes na do Cebolinha, ganhava uma publicação com seu nome.

Apesar de ser uma ideia antiga dos Estúdios Mauricio de Sousa, ainda assim foi feita uma grande campanha. Mauricio e a equipe do MSP queriam saber o que o público achava da ideia da personagem estrelar uma revista só sua.

A campanha durou de dezembro de 1988 a janeiro de 1989. Para impulsionar a ação, surgiu a ideia de criar uma história dividida em partes para chamar a atenção dos leitores, na qual Magali encontrava Mônica, Cebolinha, Cascão e Chico Bento que passavam apressados por ela, dizendo que estavam atrasados para as histórias de suas próprias revistas e não tinham tempo pra brincar com ela. Depois disso, sentindo-se sozinha, deu de cara com uma banca, onde viu as quatro revistas que levavam os nomes de seus amiguinhos e se perguntou por qual razão ela ainda não tinha uma revista própria. Revoltada, começou a fazer uma campanha com direito a faixa pedindo sua revista e até uma inacreditável greve de fome!

A campanha foi divulgada em anúncios publicitários dos gibis que vinham com um abaixo-assinado para que os leitores participassem da manifestação exigindo a revista da Magali.

Na última parte da história, Mauricio aparecia e, enfim, apresentava a ela sua revista que veio dentro de uma caixa especial para guardá-la, além de mostrar os novos personagens que participariam de sua HQ. É claro que a Magali ficou feliz. Ela ganhou uma publicação quinzenal, com 36 páginas – bem como a do Cascão e a do Chico Bento – tendo duas revistas comercializadas por mês.

Essa primeira edição veio com seis histórias e, em todas, a Magali apareceu. A trama de abertura era Vizinhos Opostos, contando com a estreia de Dudu (o vizinho da Magali que, ao contrário dela, sofre de uma profunda aversão à comida). Outra trama de destaque foi Minha Dona, primeira aparição do gato da Magali, ainda sem nome – algumas edições depois, um concurso foi realizado para que os leitores escolhessem o nome do gatinho, que acabou se chamando Mingau. Essa publicação teve realmente um lançamento em grande estilo.

A revista Magali #1 foi a única da Editora Globo relançada em 2007 na Coleção da Histórica da Turma da Mônica da Editora Panini, já que as demais revistas #1 que compõem a coleção, como foi mencionado nos artigos anteriores, são todas da Editora Abril.

Adryz Herven

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s