Retrofilia: Chico Bento #1 (Editora Abril e Globo)

Chico Bento 1 Abril

Em 26 de agosto de 1982, a Editora Abril lançou a primeira revista do Chico Bento, que chegou às bancas uma semana após a edição #1 da revista do Cascão.

A publicação era quinzenal, ao contrário das HQs da Mônica e do Cebolinha que chegavam às bancas mensalmente. Dessa forma, os leitores assíduos da Turma da Mônica tinham a oportunidade de comprar duas edições do título do personagem por mês. Ela continha 36 páginas e nove aventuras.

A edição abria com uma história que, aliás, nem se pode dizer que era efetivamente uma história, pois além de ser intitulada ape-nas com o nome do personagem, tratava-se mais de uma introdução – o Chico apresentava a vila onde morava e as pessoas que lá habitavam (os famosos personagens que apareceriam em diversas aventuras do Chico em edições posteriores da revista). Na primeira e segunda página, temos a participação de Maurício de Sousa conversando com o Chico Bento sobre a estréia de sua publicação própria, cujo diferencial era o cenário das histórias – com as tramas se passando na Vila Abobrinha e não no Bairro do Limoeiro, como era nos outros títulos dos personagens da MSP.

Ainda havia mais quatro histórias estreladas pelo personagem e uma aventura do Papa-Capim que, constantemente, tinha suas histori-nhas publicadas nas HQs do Chico Bento. Curiosamente, a publicação também trazia tramas protagonizadas por Bidu, Anjinho e Jotalhão – durante a década de 1980, havia aventuras de personagens secundários do Bairro do Limoeiro nas revistas do Chico Bento,  algo que se tornaria incomum nos anos 1990.

Cinco anos depois, a revista do Chico Bento adentrou uma nova fase. Em janeiro de 1987, o título passou a ser publicado pela Editora Globo. Continuou saindo quinzenalmente e com 36 páginas. Essa primeira edição trazia sete histórias.

Chico Bento 1 Globo

A nova edição #1 inaugurou com a aventura intitulada Boto Cor de Rosa. Exceto por uma história de Bidu, todas as demais dessa publicação são estreladas pelo Chico.

Mesmo tendo sua própria revista, Chico Bento continuou protagonizando histórias nas HQs da Mônica e do Cebolinha tanto na Abril quanto na Globo.

Chico Bento edição #1 de 1982 foi relançada em Coleção Histórica Turma da Mônica, no ano de 2007,  pela Editora Panini.

Adryz Herven

Anúncios

Uma opinião sobre “Retrofilia: Chico Bento #1 (Editora Abril e Globo)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s