[O que rolou] San Diego Comic-Con 2015

Diferentemente do tradicional O que vem por aí, dessa vez fizemos um apanhado d’O que rolou na San Diego Comic-Con 2015, o evento mais nerd da história que, dentre outras coisas, traz painéis, entrevistas, novidades, trailers, prévias e outros materiais exclusivos dos principais lançamentos da cultura pop. São quatro dias de paraíso na Terra para todos os aficionados por histórias em quadrinhos, cinema, games, animes, mangás, séries de TV, literatura fantástica e action figures.

Já faz um tempo que Hollywood percebeu que adaptações de histórias em quadrinhos para a telona são um negócio lucrativo. Após muitos equívocos e verdadeiros desastres (como eu comentei no post em homenagem ao cineasta Bryan Singer), Blade, o Caçador de Vampiros (1998), X-Men (2000) e Homem-Aranha (2002) pavimentaram o caminho para outras adaptações bem-sucedidas, tanto artística quanto comercialmente.

Na televisão, a história se repetiu. Depois de séries que entraram para a história, mas que eram altamente bombardeadas pela crítica como O Incrível Hulk (da década de 1970) e a cômica Batman e Robin (dos anos 1960), a telinha amargou outras produções de gosto duvidoso como é o caso de Birds of Prey (2003) e, antes disso, dos telefilmes – que na verdade, são pilotos recusados de séries – da Geração X (1996) Liga da Justiça da América (1997). Smallville (exi-bida entre os anos de 2001 e 2011) contava com uma enorme fanbase, mas possuía um roteiro deficiente, trama confusa, além de um excesso de temporadas dispensáveis. Agora parece que a televisão encontrou o caminho certo e um tom adequado com os sucessos Arrow, FlashAgents of SHIELD e a recente Demoli-dor da NetflixGotham, apesar dos problemas, tem feito barulho e Supergirl vem logo mais por aí, com estreia prevista para outubro.

E um atestado definitivo do poder dos heróis de HQs na telinha e na telona é a comoção gerada pelos painéis da Comic Con 2015, seja na galera que teve a oportunidade de marcar presença no evento, ou mesmo naqueles que tiveram de se contentar em conferir tudo pelas redes sociais. Bendito seja o twitter!

A Marvel optou por não fazer painel de nenhuma das produções cinematográficas do estúdio. Mas apostou acertadamente em seus produtos televisivos. Na sexta-feira, 10, rolou o painel conjunto das séries Agent Carter e Agents of S.H.I.E.L.D.  Embora tenha se falado pouco a respeito do que irá acontecer de efetivo nas próximas temporadas de ambas as séries, e nem prévias em vídeo tenham sido apresentadas, os painéis empolgaram os fãs, graças à força de um símbolo feminino e de independência no caso de Carter, e à sintonia do elenco de S.H.I.E.L.D.

O que ficamos sabendo a respeito de Agent Carter é que ela se tornou a personagem feminina mais emblemática da Casa das Ideias no que diz respeito aos seus produtos audiovisuais. A série retorna com episódios inéditos no início de 2016 e a trama se concentrará na cidade de Los Angeles, prometendo uma atmosfera de filme noir.

No painel de Agents of S.H.I.E.L.D., o numeroso, simpático e divertido elenco tornou tudo mais atrativo, mesmo sem grandes revelações a respeito do terceiro ano da série. Houve a exibição de um vídeo em que os produtores e roteiristas Jed Whedon e Maurissa Tancharoen falaram a respeito da trama e que deixou bem claro que os Inumanos serão realmente a peça-chave da nova temporada. Também fez menção a uma provável participação especial do Falcão e parece haver indícios de que alguém vai morrer… Só espero que não seja a Simmons. A estreia da segunda temporada está programada para 29 de setembro deste ano.

Uma das atrações mais aguardadas do evento era o painel da Warner Bros que rolou no sábado, dia 11. E, felizmente, os fãs não saíram decepcionados.

Seguindo a cartilha da Marvel Studios e apostando em universos compartilhados, a Warner apresentou o trailer que introduz os personagens de Esquadrão Suicida, com direito ao Coringa de Jared Leto completamente insano e tatuado e a um cover sinistro da clássica “I Started a Joke” dos Bee Gees. O filme tem estreia prevista para 4 de agosto de 2016.

Depois foi a vez de Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, um dos painéis que causou mais alvoroço no público da Comic-Con, especialmente por conta do trailer exclusivo que foi recebido com aplausos e ovação. A prévia deixa ainda mais evidente a tensão e o prenúncio de conflito entre os dois heróis mais icônicos de todos os tempos. Para completar, ainda traz imagens inéditas da Mulher-Maravilha e do vilão Lex Luthor. O filme estreia em março de 2016.

No mesmo dia, a Fox provou que não fica devendo em nada para a Marvel Studios com a exibição de material exclusivo e de qualidade de suas produções adaptadas dos quadrinhos da Casa das Ideias.

Não era esperado que o teaser de Deadpool fosse a grande sensação desta edição do evento, tendo sido inclusive apontado como favorito por uma grande parcela da audiência ali presente. A preview chamou a atenção por conta do humor corrosivo, alta dosagem de violência e tom de autossátira. O filme, que terá censura 18 anos, aposta na fidelidade às HQs e na metalinguagem, fazendo até uma referência a Lanterna Verde de 2011, fracassado longa do herói da DC Comics, também protagonizado por Ryan Reynolds que agora dá vida ao Deadpool. O vídeo fez barulho e foi aplaudido de pé no Hall H. Deadpool tem estreia prevista para 12 de fevereiro de 2016.

O painel de Quarteto Fantástico contou com a presença do elenco e do diretor Josh Trank. Rolou um pouco de tensão por conta de uma declaração que soou mais como uma crítica ácida de Trank ao evento. O cineasta disse: “Não venho à Comic-Con desde que tinha 15 anos. Parei de vir porque se tornou Hollywood demais“. Ouch! O moderador do painel, Chris Hardwick devolveu com um “E agora você volta com um filme de Hollywood“. Xii! Mas nem só de alfinetadas foi feito o painel do reboot do Quarteto; para o público, a novidade ficou por conta do inédito trailer final do filme que estreia no próximo dia 6 de agosto.

Já para os fãs dos mutantes da Marvel Comics e da Fox, o diretor Bryan Singer preparou uma surpresa especial: um teaser de X-Men: Apocalypse exclusivo para a Comic-Con 2015. Como o terceiro longa da nova trilogia dos mutantes ainda se encontra em fase de filmagens, a prévia era inesperada, mas não apenas agradou como deixou todos ainda mais entusiasmados pelo filme que estreia em 27 de maio de 2016 e que provavelmente será o último dirigido por Singer – fechando um ciclo que começou há 15 anos com o primeiro longa dos mutantes, X-Men de 2000. O painel contou com a presença de boa parte do numeroso elenco do filme, incluindo os principais atores dos dois primeiros filmes da nova trilogia (Primeira Classe e Dias de um Futuro Esquecido); as versões jovens de Ciclope (Tye Sheridan), Jean Grey (Sophie Turner), Tempestade (Alexandra Shipp), Anjo (Ben Hardy), Noturno (Kodi Smit-McPhee) e Jubileu (Lana Condor); e os novos mutantes Psylocke (Olivia Munn) e Apocalypse (Oscar Isaacs), o grande vilão da trama.

Para fechar com chave de ouro o último painel de cinema do evento, os heróis da Marvel/Fox se reuniram para uma histórica selfie de fazer inveja àquela que a Ellen DeGeneres tirou no Oscar de 2014. Na foto, estão reunidos os elencos de X-Men: Apocalypse, Deadpool e Quarteto Fantástico, além de Channing Tatum, que viverá o Gambit na futura adaptação do personagem para a telona, e Stan Lee, o mago dos quadrinhos e criador de boa parte dos icônicos heróis da Marvel.

Selfie Comic Con Selfie Comic Con 2

Nos painéis de séries da Warner, se destacaram Arrow que entra em sua quarta temporada – e de uniforme novo! – a partir do dia 7 de outubro; Flash cuja segunda temporada, que estreia dia 6 de outubro, contará com a introdução de novos personagens, dentre eles o vilão Zoom; a promissora Legends of Tomorrow, spin-off de Arrow e Flash, que chega à telinha em 2016 e reúne personagens conhecidos dos quadrinhos como Nuclear, Canário Branco e Mulher Gavião; Gotham, que retorna em 21 de setembro, e promete um clima mais sombrio e com mais vilões assolando a cidade; e Supergirl que foi o quinto e último painel das séries da Warner TV. Rolou a exibição do piloto e os produtores revelaram aquilo que todos já suspeitavam: Supergirl vai ter um tom de série para toda a família.

Para completar, rolou painel de Heroes Reborn da NBC no domingo, 12, último dia do evento. Tanto o elenco atual quanto os atores que consagraram a série em 2006 marcaram presença. O encontro entre as duas gerações de Heroes no Hall H levou os fãs à loucura e deixou todos na maior expectativa pela estreia que acontece em 24 de setembro (meu aniversário!) nos Estados Unidos.

Heroes Comic Con 2 Heroes Comic Con

Saindo um pouco…

Saindo do tópico super-heróis e quadrinhos, mas ainda no plano das nerdices, outros painéis interessantes que rolaram na Comic-Con foram:

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final que rolou na quinta-feira, 9, primeiro dia de evento, e contou com a presença do diretor Francis Lawrence e do trio de protagonistas Jennifer LawrenceJosh Hutcherson Liam Hemsworth que mostraram uma ótima interação no palco. O trailer do capítulo que encerra a trágica saga de Katniss Everdeen deixou todos os fãs presentes satisfeitos, prometendo um desfecho épico e impactante.

Star Wars, no segundo dia de Comic Con (sexta-feira, 10) que reuniu no palco a nova e a velha geração da épica saga. Não teve trailer, mas foi exibido um vídeo de making of; rolou um papo interessante sobre diversidade; Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hammil (da trilogia clássica) afirmaram sua empolgação em retornar; e Gwendoline Christie, que interpreta uma trooper no novo filme da franquia, também confessou seu entusiasmo. Star Wars: O Despertar da Força deve chegar aos cinemas brasileiros em 17 de dezembro.

Como um dos maiores entusiastas da Comic-Con, claro que não podia faltar painel de filme do Quentin Tarantino. No sábado, o diretor falou sobre o formato adotado para filmar seu novo longa, The Hateful Eight (70mm) e sobre as lentes utilizadas (Ultrapanavision, as mesmas do épico Ben Hur). Também apresentou um clipe exclusivo do filme que conta com nomes habituais de elencos de obras anteriores do cineasta, como Samuel L. Jackson, Tim Roth e Kurt Russell. A maior novidade, no entanto, é o fato de que a lenda viva Ennio Morricone será o responsável pela trilha sonora do filme que deve estrear em janeiro de 2016.

Durante o painel de Doctor Who, no primeiro dia de evento, Steven Moffat, atual showrrunner da série, mencionou a possibilidade de um crossover entre Doctor e Sherlock, o que atiçou a ansiedade dos devotos whovians presentes. Como não podia deixar de ser, foi exibido um trailer inédito da nona temporada. Promissor! Doctor Who retorna em 19 de setembro.

Ainda dentre os painéis de séries, um que surpreendeu positivamente pelas presenças inesperadas de integrantes do elenco foi o de The Big Bang Theory, na sexta-feira. A mesa, a princípio, seria composta apenas de produtores e roteiristas da sitcom. Contudo, Kunal Nayyar e Mayim Bialik – os intérpretes de Raj e Amy, respectivamente – compareceram e a equipe falou um pouco sobre a nona temporada, especialmente sobre o relacionamento de Amy e Sheldon que passou por uma ruptura na finale do ano anterior.

TBBT Comic Con

Poucas, aliás, praticamente nenhuma novidade no painel de Game of Thrones que também aconteceu na sexta. No telão, foi exibido um vídeo com as audições de alguns atores. Os membros do elenco presentes no palco apenas fizeram um balanço da última temporada lançada, comentando algumas das passagens mais importantes e controversas do quinto ano da série.

Teve para todos os gostos. E mesmo quem acompanhou de longe (eu!) conseguiu se divertir e se entusiasmar com as novidades 😉

Fonte vídeos: Flicks And The City

Andrizy Bento

Anúncios

Uma consideração sobre “[O que rolou] San Diego Comic-Con 2015”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s