4 de julho: 4 anos de Bloggallerya

imagem do topo modificada

O fato de estarmos completando quatro anos no ar é motivo suficiente para comemoração. Ainda mais quando levamos em conta que este espaço é comandado por um bando de blogueiros indisciplinados (exceto pela Gaby, nossa colunista de séries que entrega os textos sempre no prazo e uma quantidade até maior de artigos do que o sugerido pela pauta 😉 ) como já mencionamos tantas e tantas vezes por aqui.

O Bloggallerya, no entanto, foi criado em 2008. E permaneceu parado por um tempo exatamente pela falta de disciplina de seus criadores e colaboradores. Em 2011, pouco antes da estreia do último filme da franquia Harry Potter, o blog voltou a todo vapor… bem, não a todo vapor, mas voltou e permanece orgulhosamente no ar há quatro anos de forma ininterrupta. Todos os artigos sobre Harry Potter, escritos para a série Especial que inaugurou o nosso novo endereço, nos renderam um bom número de acessos e de compartilhamentos de Potterheads pelas redes sociais afora.

Então, primeiramente, gostaríamos de agradecer à escritora J.K. Rowling, aos Potterheads e ao Harry Potter que foi o que incentivou a blogueira-chefe que vos fala a retomar este espaço.

Em segundo lugar, gostaria de agradecer aos editores e redatores dos sites que inspiraram a criação do Bloggallerya: A Galáxia A Arca.

Foi mais ou menos no ano de 2006 que descobri estes dois portais de entretenimento que seriam fundamentais na minha escolha por estudar comunicação. Durante muito tempo, eu fui uma cinéfila feliz que, mesmo discordando de várias resenhas postadas nestes sites, curtia a liberdade editorial de ambos – o texto leve, solto e descontraído, mas bastante informativo e  escrito sem amarras.

Sem a necessidade de agradar ninguém, os redatores produziam textos opinativos na acepção da palavra. Eles não tinham medo de incomodar os fãs; não se importavam se receberiam comentários ofensivos e agressivos de fanboys que não tinham mais nada para fazer de útil além de reclamar; não tinham o menor receio de dizer com todas as letras que não gostaram de algum filme queridinho pela crítica, ou mesmo que gostaram de algum que foi detonado pelos sabichões dos sites especializados. Assim, A Arca falou mal de Harry Potter. A Galáxia de Matrix. Um redator d’A Arca tropeçou um pouco, mas não se sentiu intimidado ao dizer que curtiu A Liga Extraordinária. E A Galáxia defendeu o Hulk de Ang Lee até o fim e assumiu Van Helsing (aquele com o Hugh Jackman) como guilty pleasure.

Infelizmente, lá pelos idos de 2007, A Arca saiu do ar. Eles até explicaram os motivos. A verdade é que não havia motivos. Eles simplesmente acharam que era hora de parar. Não viram o nascimento do twitter ou do facebook. E, certamente, se vissem, teriam inúmeros seguidores e curtidas. Mas verdade seja dita: se você não acessou A Arca na primeira metade do século XXI, então que tipo de nerd é você? Embora eu discordasse com a cabeça enquanto lia certos textos assinados pelos arqueiros, e a cor predominante de fundo (o azulão saturado) do site me desse dor na vista, eu não passava um dia sem acessá-lo.

A Galáxia encerrou suas atividades em 2008, se eu não me engano. Sem muitas explicações. Apenas que seus redatores estavam sem tempo, ocupados e comprometidos com outros projetos.

E, assim, eu me senti um pouco órfã. Tentei encontrar outros sites com a mesma dinâmica d’A Arca e d’A Galáxia. Mas encontrei apenas alguns portais com redatores pedantes que faziam o estilo “quero ser cool” e viam uma necessidade extrema de agradar fanbases para não serem detonados nas redes sociais que começavam a despontar. Vi surgir uma onda de blogs que, por contarem com “parcerias”, não tinham a coragem de dizer o que realmente pensavam de algum filme ou livro, limitando-se a elogiar de maneira leviana e nem sempre sincera. Também encontrei portais com textos opinativos, mas sem muito estilo ou personalidade… Nada como o tom ora agressivo, ora divertido, mas sempre honesto dos textos d’A Galáxia e d’A Arca. Além disso, faltava pesquisa, aprofundamento, informações precisas. Que era exatamente o que os dois outros portais tinham de sobra.

Foi esse sentimento de orfandade de sites com liberdade editorial e textos realmente opinativos e com estilo que me levaram a parar de procurar portais de entretenimento que contassem com isso e a criar o meu próprio blog.

Então agradeço ao pessoal da Arca: El Cid, Zarko que não gostava de nada, Emílio Elfo, Fanboy, dentre outros arqueiros que não lembro mais o nome; e ao trio galáctico composto por Carlos “Kas” Quintão, Heitor “Gelogurte” Valadão (que agora integram a equipe do Cinema em Cena) e Ana Carolina “Katchiannya” Cunha que, atualmente, é professora na Casa dos Quadrinhos e minha amiga no facebook =) Essa galera toda nem sabe, mas foi de fundamental importância na criação deste espaço!

Ao lado da minha irmã, Adryz, e de nosso amigo, Kevin, fiz a primeira tentativa em 2008, falando de tudo o que nós gostávamos: cinema, quadrinhos, super-heróis, discos de vinil, seriados e muita nostalgia. Da primeira vez não deu certo, é verdade. Porém, quando tentamos uma segunda, recorremos a mais gente com vontade de blogar. O trio inaugural, do qual eu faço parte, não tem vergonha nenhuma em assumir que se dependesse de nós – apenas de nós – o blog não teria ido para frente. Portanto, nossos colaboradores também desempenham um papel de extrema relevância para a continuidade e crescimento deste blog.

Fica o agradecimento a Bianca Lumière, Eduardo Molinar (dois dos primeiros colaboradores, que escreveram para o blog durante o nosso primeiro ano), Caroline Rocha, Daniele MarquesVinicius Hernandes (que estiveram por aqui de 2012 a 2013), Juliana Lira, Bruno Manenti (que escreveram eventualmente para cá), Lilian AlipioGaby Matos (que começaram a colaborar em 2012 e ainda permanecem com a gente), Márcia Campelo (nossa mais nova colaboradora) e, principalmente, a Kaio Dantas e R. Skywalker que, em 2011, foram os que nos pressionaram a voltar com o Bloggallerya.

Não poderia deixar de agradecer a todos aqueles que divulgam nosso blog e compartilham os posts nas redes sociais, curtem nossa página no facebook e têm nos acompanhado, lido e visitado durante todos estes maravilhosos quatro anos. Obrigada, de verdade!

E teremos novidades em breve: Estamos “negociando” com duas novas colaboradoras… Além disso, também prometemos duas novas seções: “O Ano em Questão” cuja proposta é relatar tudo o que aconteceu de relevante em termos de cultura pop em um determinado ano escolhido pelo redator do texto; e “Catálogo” que terá as seguintes subdivisões: Catálogo: Clássicos (resenhas de filmes e séries que marcaram época); Catálogo: Esquecidos (filmes e séries que ninguém mais lembra, incluindo alguns trash); Catálogo: Especial (que compreende os filmes e séries antigos e novos afetivos para nós).

Também pretendo terminar o Especial Telenovelas, iniciado há mais de um ano (olha a falta de disciplina!) e ainda vamos retomar o Retrofilia, pois nostalgia é com a gente mesmo.

Valeu e obrigada pelos quatro anos!

gif fogos de artifício

Andrizy Bento
Colaborou: Kaio Dantas

Anúncios

4 opiniões sobre “4 de julho: 4 anos de Bloggallerya”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s