Cinco filmes para viajar no tempo

Quem não adora viajar? conhecer novos lugares e pessoas, especialmente lugares que você  sempre sonhou em conhecer? Pois bem, várias obras de ficção científica (filmes, séries e livros) já nos transportaram para lugares inimagináveis: o espaço e até mesmo de volta no tempo, e é disso que trata o post de hoje.

Viajar para outras épocas, muitos anos antes de seu nascimento, para períodos clássicos e históricos. Ou ir para o futuro e dar uma espiada em como as coisas vão ser até lá. Esse já foi o mote de inúmeros filmes. Contudo, eu selecionei apenas cinco dos títulos mais memoráveis. Hora de viajar no tempo!

A trilogia De Volta Para o Futuro (1985, 1989, 1990)

De Volta Para o Futuro

Não dá pra falar de viagem no tempo sem mencionar a clássica trilogia cinematográfica De Volta Para o Futuro e, obviamente, é fundamental falar dela como um todo. A série de filmes acompanha as desventuras do adolescente Marty McFly (Michael J. Fox), e seu amigo, o cientista maluco Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) que, a bordo do famoso DeLorean, vão e voltam no tempo, modificando passado, presente e futuro em todos os três filmes da série. No primeiro episódio, após Doc. Brown lhe apresentar a máquina do tempo e ser vítima de uma tragédia, Marty vai para o ano de 1955, ano que o Dr. Brown teve a idéia de criar o capacitor de fluxo, que permite que qualquer um possa viajar no tempo. Além disso, surgem alguns contratempos, como o fato de Marty não poder voltar para a sua época por não ter levado plutônio suficiente para abastecer o carro e, o pior de tudo: ter interferido no primeiro encontro de seus pais, George McFly (Crispin Glover) e Lorraine Baines-McFly (Lea Thompson), o que pode comprometer sua existência. Desse modo, ele recorre à ajuda do Doc. Brown de 1955 não só para voltar para casa, como também para dar um jeito de seus pais ficarem juntos como deve ser. Já no segundo filme, Doc, Marty e sua namorada embarcam para o futuro e a missão de Marty é salvar seu filho de ser preso. Entretanto, quando tudo parecia bem e normal, um novo problema surge, pois o vilão Biff (Thomas F. Wilson) usa o DeLorean às escondidas, viajando rapidamente para o ano de 1955, com o objetivo de alterar o futuro (ou seria presente?) da família McFly, provocando uma bagunça no tempo. Novamente, cabe a Marty e Doc voltarem a 1955 e tentarem deixar tudo como estava antes. No capítulo que encerra a saga, a aventura se passa no Velho Oeste. Devido a um pequeno acidente, Doc. Brown vai parar em 1885. Após receber uma carta do próprio, dizendo que está tudo bem, Marty pede ajuda ao Doc. do ano de 1955, de forma que possa ir para 1885 salvar o Doc. Brown de 1985. Ufa! Parece confuso, mas trata-se de uma trama bem elaborada e divertida.

X-Men – Dias de um Futuro Esquecido (2014)

X-Men - Dias de um Futuro esquecido

A consciência do mutante mais famoso da Marvel, Wolverine (Hugh Jackman) é enviada para seu corpo mais jovem no passado, no exato ano 1973, com a ajuda de Kitty Pryde (Ellen Page) e Professor Xavier (Patrick Stewart), de modo que possa impedir que a transmorfa Mística (Jennifer Lawrence) mate Bolivar Trask (Peter Dinklage), o cientista que está por trás do programa Sentinela. Sentinelas tratam-se de robôs gigantes que caçam e exterminam mutantes. Evitando a catástrofe, Wolverine impedirá não apenas que o aterrador projeto se concretize como também que o presente mostrado no início do filme – em que a maioria dos X-Men havia sido exterminada e mais mutantes continuavam a morrer, dia após dia, pelos Sentinelas – venha a acontecer. Ao chegar ao ano de 1973, ele ruma para o antigo Instituto, a mansão de Xavier, para pedir ajuda. Lá encontra um jovem e desacreditado Xavier (James McAvoy) e Hank McCoy (Nicholas Hoult). Após Wolverine explicar tudo que acontece no futuro para eles, os três, ao lado do velocista Mercúrio (Evan Peters), partem para resgatar Magneto (Michael Fassbender), que se encontra em uma cela de segurança máxima localizada no Pentágono. O motivo: Magento é acusado de assassinar o presidente John F. Kennedy. Depois do resgate, eles vão atrás de Mística, para evitar que o trágico futuro se torne uma realidade.

Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo (2007)

turma-da-mc3b4nica-em-uma-aventura-no-tempo-1

Mônica persegue Cebolinha e Cascão para dar umas coelhadas neles, como de costume, após descobrir mais um de seus planos infalíveis contra ela (que dá errado, pra variar). Os dois garotos se escondem no laboratório do Franjinha, o cientista da Turminha, que está trabalhando em sua nova invenção: uma máquina do tempo. Sua pretensão é sintetizar os quatro elementos da natureza – fogo, ar, água e terra – de forma a criar um quinto elemento que será a chave para abrir o portal do tempo. Mônica, ao lado de Magali, descobrem o esconderijo do meninos através do rastro de Cascão e entram no laboratório. Bem no momento em que Mônica arremessa seu coelho na direção dos meninos, acaba atingindo a máquina do tempo, fazendo com que os quatros elementos vão parar em épocas distintas. Após o acidente, Franjinha explica para a turma que, se não recuperar os elementos, o tempo irá passar mais devagar até congelar de vez e deixar de existir. A turminha decide ir atrás deles por meio da máquina e Franjinha designa cada um a buscar um elemento: Mônica tem que ir atrás do elemento fogo; Cebolinha, do ar; Magali, terra; e Cascão, para o seu azar, deve ir atrás da água.

O Homem do Futuro (2011)

o-homem-do-futuro_interno2

O cientista João “Zero” (Wagner Moura) é um físico brilhante, mas frustrado com sua vida infeliz porque, há 20 anos, passou por uma humilhação em uma festa da faculdade e sofreu com o abandono de sua namorada Helena (Alinne Moraes), que preferiu o popular Ricardo (Gabriel Braga Nunes) ao invés dele. Mas, um dia, ele descobre que um de seus inventos o permite viajar no tempo e tem a ideia de alterar seu passado, impedindo tudo o que ocorreu naquele dia fadítico de 1991. Após o feito, Zero retorna a 2011 e percebe que tudo mudou totalmente. Porém, infelizmente, as coisas não ficaram bem do jeito que ele imaginava. Zero percebe que se afastou ainda mais de Helena, seu grande amor. A única alternativa que lhe resta é voltar outra vez para 1991 e tentar consertar seu passado de modo que tudo volte a ser como era antes da primeira vez que ele viajou no tempo. Mas nem tanto, é claro.

Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica (1989)

Bill & Ted - Uma aventura fantástica

O filme acompanha dois adolescentes, Bill Preston (Alex Winter) e Ted Logan (Keanu Reeves), que sonham em fazer sucesso com sua banda de rock, Wyld Stallyns. Mas ambos temem reprovar de ano e não conseguir se formar no colegial, principalmente Ted, já que seu pai, Capitão Logan (Hal Landon Jr.), o mandaria para um colégio militar, fazendo ele se separar de seu amigo e acabando de vez com seu sonho. O professor de história dos garotos, Sr. Ryan (Bernie Casey), decide aplicar um teste oral sobre como uma figura histórica reagiria aos novos tempos, dando-lhes uma chance para que possam passar de ano. Para sorte de Bill e Ted, ambos recebem uma grande surpresa: uma visita do viajante do tempo Rufus (George Carlin), que chega em uma cabine telefônica – na realidade trata-se de uma máquina do tempo (qualquer semelhança com Doctor Who, não deve ser mera coincidência). Rufus tem a missão de ajudá-los, já que a música dos dois adolescentes é a razão de sua existência. Bill e Ted voltam para o passado e viajam por várias épocas, encontrando diversas personalidades históricas como Sócrates, Napoleão, Billy the Kid, Joana d’Arc, Abraham Lincoln, dentre outros. Os garotos convencem todos a viajarem com eles para o futuro, a fim de ajudá-los no teste oral. Apesar de alguns problemas durante o percurso, eles estão dispostos a atingir seu objetivo.

Adryz Herven

Anúncios

Uma consideração sobre “Cinco filmes para viajar no tempo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s