Sempre – J.M. Darhower

sempre g1

Sempre, livro da autora J. M Darhower, publicado no Brasil pela Universo dos Livros, narra a história Haven Antonelli – uma escrava que tem sua vida transformada quando é vendida para o chefe de uma máfia, o Dr. Vincent DeMarco – e Carmine DeMarco – o príncipe da máfia, cuja vida também sofre mudanças quando acontecimentos do passado voltam à tona e destroem sua família.

Para os que não sabem, Sempre tratava-se originalmente de uma fanfic de Crepúsculo, intitulada Emancipation Proclamation*. A história de Darhower fez bastante sucesso entre os fãs da série e teve seus direitos comprados em meados de 2011/2012 para sua publicação. No entanto, diferente de outros livros baseados em fanfics, a trama foi drasticamente modificada no processo de adaptação.

Logo nas primeiras páginas, conhecemos Haven, uma menina que foi criada como escrava por seus mestres em um deserto na Califórnia. A trama tem início quando Haven escuta que seus mestres terão que dar fim à sua vida e, com isso, ela tenta fugir, mas é pega pelo Dr. DeMarco, nada menos que um dos chefes de uma poderosa máfia. Por questões de intrigas entre gangues e acontecimentos do passado, DeMarco se torna o novo dono de Haven e a leva para ser sua empregada na fortaleza onde mora com os filhos.

A adolescente é apresentada aos meninos: Dominic é um rapaz amoroso e bem educado, enquanto Carmine é o problema em pessoa. A partir do momento em que Haven chega à residência dos DeMarco, surge uma espécie de amizade especial entre ela e Carmine, onde os dois jovens aparentemente tão diferentes, compartilham histórias de vida parecidas e acabam por desenvolver um relacionamento ao mesmo tempo bonito e perigoso para ambos.

Carmine, filho de Vincent, já sofreu bastante em sua breve vida e, crescendo em meio a máfia, o garoto é atormentado por fatos do passado, pela pressão por ser filho de quem é e pelo o que terá de enfrentar no futuro. Ao mesmo tempo que lutam para sobreviver em meio a isso e os problemas diários, Carmine e Haven são tragados um ao outro, tendo que aprender a lidar com situações complicadas para adolescentes de sua idade, como a aceitação, mudança de vida e o desejo de liberdade. Dessa forma, o leitor é jogado em meio a romance arrebatador – e impossível – de Darhower.

Com bastante drama, romance e uma dose de mistério, Darhower instiga o leitor a descobrir mais sobre a rede de mentiras que envolve a vida de Haven e Carmine e seus passados, e o que faz dois jovens de mundos tão distintos terem tanto em comum, inclusive no desejo em conquistar a tão esperada liberdade enquanto tentam sobreviver a cada dia.

Sempre, com certeza, é uma ótima história, mas em vários momentos peca bastante. Por ser narrado em terceira pessoa (diferentemente da fanfic) como leitora, sinto que a história perdeu bastante conteúdo com esta mudança, o que acaba acarretando outros pontos negativos para o livro. Mais uma grande diferença em relação à fanfic é que, onde antes havia capítulos cheios de informação e com passagens bem trabalhadas, agora há uma versão um tanto quanto resumida, o que acaba afetando a trama no decorrer de certos acontecimentos. Além dos cortes bruscos em certas cenas, Darhower peca bastante em não descrever determinados trechos do livro e optar por inserir passagens de tempo no lugar, o que traz ao leitor a sensação de que nada aconteceu realmente com os personagens, o que deixa a desejar.

Ao final, Sempre é um livro que poderia ter sido mais do que é, mas ainda assim vale a pena ser conferido não apenas por leitores da fanfic, mas também por todos que se interessem por uma história emocionante que trata da busca por igualdade, liberdade e amor.

*A fanfic é não é mais disponibilizada online.

Márcia Campelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s