Personalidade: Leoni

Ele fez parte da primeira formação do Kid Abelha, em 1981, e ao lado de seus companheiros de banda – Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato – compôs hits memoráveis que embalaram momentos da vida de muita gente. É o caso de Pintura Íntima, Como Eu Quero e Por Que Não Eu?  Também foi um Herói da Resistência, ainda nos anos 80, nos trazendo mais uma série de belíssimas canções como Dublê de Corpo, Só Pro Meu Prazer e Esse Outro Mundo. Na década de 1990 seguiu em carreira solo, e os versos de Garotos II não saiam da cabeça da galera que repetia o refrão à exaustão. Tocou e cantou ao lado de gente do calibre de Cazuza, Herbert Vianna (Os Paralamas do Sucesso), Léo Jaime, Frejat (Barão Vermelho) e Paulinho Moska. Além disso, foi um dos idealizadores do ótimo projeto BB Covers, juntamente com João Barone (Paralamas), Toni Platão (Ex-Hojerizah) e Dado Villa-Lobos (Ex-Legião Urbana). Os músicos fizeram uma série de shows tocando clássicos dos Beatlescovers de muito estilo – sempre contando com participações especiais de outros talentosos nomes da nossa música.

Para completar, Leoni também se aventurou pela literatura. Em 1995 lançou o livro Letra, Música e Outras Conversas que reunia entrevistas realizadas com Renato Russo, Marina, Nando Reis, Adriana Calcanhoto, Herbert Vianna, dentre outros, no qual destacava o processo criativo desses ícones de sua geração.

Ao longo de mais de trinta anos de carreira, Leoni se tornou muito mais do que um autor de hits radiofônicos inesquecíveis. Com suas poderosas letras, cativante e inconfundível voz, aliadas a impecáveis arranjos, tornou-se um artista completo: compositor, intérprete e instrumentista. Sem falar na lucidez e coerência com que emite suas opiniões acerca de política, cultura e sociedade em sua página no facebook.

Leoni não só é um músico talentoso, como uma pessoa admirável, cujas composições representam uma parte importante da memória musical do país.

Abaixo selecionamos algumas das nossas canções favoritas de autoria da nossa personalidade do mês de abril.





Andrizy Bento
(colaborou: Adryz Herven)

Anúncios

5 opiniões sobre “Personalidade: Leoni”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s