Fanmade: Jogos Vorazes – O Segundo Massacre Quaternário

second quarter quell

youtube é atualmente não apenas o mais famoso e acessado site de vídeos da internet, como também um poderoso canal de divulgação no qual muita gente talentosa posta seu material e torna seu trabalho conhecido. Um ótimo exemplo é o grupo MainStay Productions. Fundado em 2007, o grupo se dedica à produção de fanmovies – curtas-metragens baseados em sagas já conhecidas do grande público, principalmente oriundas da literatura e dos games. No canal do MainStay Pro no youtube vocês podem conferir todos os curtas realizados pela equipe. Há fanmovies baseados em Assassin’s Creed, G.I. Joe, Maximum Ride, A Culpa é das Estrelas, Jogos Vorazes, dentre outros. Deste último citado, eles realizaram alguns trabalhos bem interessantes como a webserie que narra a história de Finnick e Annie e The Second Quarter Quell, que retrata a vitória de Haymitch Abernathy nos Jogos Vorazes.

Eu já falei muito da série de livros escrita por Suzanne Collins neste blog (aqui, aqui e aqui), bem como da franquia cinematográfica derivada (aqui, aqui e aqui). Não escondo meu apreço e admiração pela obra, como provavelmente já deu pra notar.

Um dos personagens mais cativantes, em minha obscura opinião, é Haymitch Abernathy, o mentor de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos dois jogos que eles participaram. Além de Katniss e Peeta, ele é o outro único vencedor do paupérrimo Distrito 12. Embora funcione como alívio cômico em diversas passagens dos livros e filmes (nos quais é interpretado pelo ótimo Woody Harrelson), é um personagem complexo e profundo. Enfrenta sérios problemas com a bebida (seu único refúgio depois de anos de pesadelos que vieram como bônus por sua vitória nos Jogos Vorazes) e mesmo que tenha suas divergências com Katniss, possui uma relação fraternal com a protagonista. A despeito da hostilidade inicial que um sente pelo outro, vão desenvolvendo um vínculo sólido de amizade conforme a narrativa avança.

Haymitch teve seu nome sorteado justamente para o segundo Massacre Quaternário. Trata-se de uma edição especial dos Jogos que ocorre a cada 25 anos e oferece mais uma surpresinha nada agradável para seus participantes, de modo que o diferencie das edições comuns.  No ano de Haymitch, por exemplo, o dobro de tributos foi enviado para lutar até à morte na arena. Isto é, dois casais de cada distrito, ao invés de apenas um, totalizando 48 participantes. Indo contra todas as expectativas, Haymitch saiu vitorioso com uma jogada de mestre que você pode conferir no curta realizado pelo pessoal do  MainStay Pro.

Apesar de algumas limitações totalmente justificáveis (questões orçamentárias), o fanmovie é excelente por inúmeros motivos. Primeiramente, o ator que interpreta Haymitch é preciso em sua composição do personagem: carismático e ostenta um porte arrogante e cínico tal qual o dos livros e filmes. Esse trecho que conta a vitória de Haymitch está presente no segundo volume da série, o Em Chamas, mas infelizmente teve de ser limado do filme, pois o longa já tinha informação suficiente para apresentar, de modo que esse curta fanmade preenche uma lacuna deixada pela versão cinematográfica. Por último, mas não menos importante, está o gore. A franquia de filmes, por ser voltada para um público composto em sua maioria por adolescentes, não pode exagerar na violência. Um compromisso que a produtora independente MainStay não tem, portanto há doses cavalares de violência no vídeo e o combate é bem sangrento.

Confiram:

Visite o site oficial do grupo e curtam a fanpage no facebook para acompanhar as novidades sobre as produções.

Andrizy Bento

Anúncios

Uma consideração sobre “Fanmade: Jogos Vorazes – O Segundo Massacre Quaternário”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s