Lola e o garoto da casa ao lado – Stephanie Perkins

Um friozinho delicioso, férias, chocolate quente bem cremoso e um livro fofo para passar o tempo. Deu vontade? Bom, morando no Brasil não posso assegurar o friozinho e o chocolate quente (no meu caso nem as férias), mas o livro fofo é este aqui: Lola e o garoto da casa ao lado, de Stephanie Perkins.

Sou suspeita para falar da autora, pois meu livro preferido – não me julguem – é Anna e o beijo francês, primeiro livro publicado por ela.Confesso que esperei 1 ano por ele, e não me decepcionei. Assim como na sua primeira obra, Perkins traz em Lola e o garoto da casa ao lado um romance estilo “mulher de TPM”, que não chega a ser nenhum clássico de Nicholas Sparks e tem muito menos drama, mas não deixa a desejar no quesito romance.

Lola Nolan tem 17 anos e adora se vestir com figurinos: perucas, vestidos rodados com cores fortes e muito glitter fazem parte de seu closet e são sua marca registrada. Ela vive um drama familiar bem moderninho: sua mãe não cuidou dela por preferir festas, álcool e drogas, e por esse motivo ela foi criada pelo seu tio Nathan Nolan e seu marido Andy. O fato de viver com um casal homossexual, no entanto, não é o motivo de ela se vestir de maneira pouco usual. Lola é uma adolescente com personalidade forte e extremamente decidida, menos é claro quando o assunto é Cricket Bell, o garoto da casa ao lado que foi seu primeiro amor. Ele passou dois anos morando longe e, justamente quando ela encontrou o “namorado perfeito”, resolveu voltar.

Embora não assuma, Lola nunca conseguiu esquecer Cricket, e tudo o que ela menos quer é que ele volte a fazer seu coração acelerar, principalmente depois de ele tê-la magoado. Por esse motivo ela tenta não dar importância à sua volta repentina, afinal ela é comprometida com o insuportável tatuado e cantor de banda de rock de 22 anos Max. No início da trama é possível aceitar o relacionamento deles, mas com o desenrolar da história vamos percebendo que eles são simplesmente imperfeitos demais um para o outro.

Cricket por sua vez é o amigo tímido, o vizinho que ela vê mesmo que não queira, aquele que a aceita do jeito que ela é, mesmo que isso envolva uma peruca amarela e uma capa de chuva num dia ensolarado. Sem falar que ele é completamente apaixonado por ela:viaja por 1h de trem, da faculdade para casa, só para poder passar um tempo com ela, mesmo que isso signifique vê-la com o namorado mal educado. Não importa o que aconteça, ele está sempre ao seu lado, e é só uma questão de tempo pra Lola perceber que ele é a pessoa certa.

Quem gosta de ação e drama ao extremo talvez não goste muito do livro ou ache infantil demais, mas eu não tenho do que reclamar. Lola fica confusa, dividida entre dois amores, e ela tem seu próprio tempo de resolver as coisas. Perkins soube passar isso perfeitamente e conseguiu fazer dois personagens, que tinham tudo para ser chatos e mornos, serem dois dos mais legais que já tive o prazer de conhecer, e é por isso que ela é uma de minhas autoras preferidas.

Nota 10 para o livro, para a autora e também para a Editora Novo Conceito, que ia mudar o nome do livro para Lola e o vizinho, mas ouviu os fãs da autora e manteve a tradução original. Livro totalmente recomendado.

P.S.: Aposto que vocês nunca mais verão uma simples cereja sem suspirar.

P.S. 2: Anna e St. Clair, de Anna e o beijo francês, estão presentes em Lola e o garoto da casa ao lado. Uma ótima maneira de quem gostou do primeiro livro matar as saudades do casal.

Curiosidade

Perkins não irá escrever uma continuação de Lola e o garoto da casa ao lado, assim como também não lançou a de Anna e o beijo francês, o que me deixa triste e feliz ao mesmo tempo, mas quem curte suas histórias já pode começar a contagem regressiva para o seu novo livro: Islaandthehappilyeverafter será lançado em 2013!!!

Daniele Marques

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s