Popping

O Popping é uma street dance originária dos funk styles californianos dos anos 60 e 70. Assim como o breakdance, o popping se tornou um símbolo da cultura hip hop. A técnica da dança é, basicamente, a rápida contração e relaxamento dos músculos do “popper”, causando um efeito visual em seu corpo.

Esse estilo de dança possui vários “sub estilos”, como o robot, o waving,  o snaking,  o tut, entre outros. O Popping requer um bom controle do corpo, mais precisamente dos movimentos com as pernas, os braços e o peito. Ao contrário do break (que alguns confundem com o popping) que se dança “on the floor”, o popping se dança de pé. Exceto em alguns casos em que o dançarino fica de joelhos, mas esses casos são raros.

As músicas normalmente usadas para acompanhar a dança são de hip hop, old ou new school, embora a música eletrônica atual tenha sido incorporada ao estilo. Rappers Dj’s como Afrika Bambaataa e Kurtis Blow também participaram da “inclusão” do estilo ao hip hop.

Um dos “poppers” mais conhecidos é Poppin’ Taco, professor e amigo de Michael Jackson. Taco ficou famoso ao aparecer em filmes de hip hop como Breakin’ e Breakin’ 2: Electric Boogaloos. Junto a ele, outros dançarinos de popping apareceram como Boogaloo Shrimp (quem mostrou o moonwalk a Michael Jackson), Suga Pop, Poppin’ Pete, Shabba Doo, Ana Lollipop Sanchez e o próprio Michael Jackson.

Eduardo Molinar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s