Tonight Tonight

Considerado o primeiro exemplar cinematográfico do gênero ficção científica, Viagem à Lua (Le Voyage dans la Lune) de 1902, é sem dúvida, o mais célebre dos filmes do visionário George Méliès.

De origem francesa, o filme de apenas oito minutos é inspirado na literatura de Júlio Verne e H.G. Wells e narra a história de um grupo de exploradores que faz de forma curiosa, uma viagem à lua (sendo atirados em uma cápsula por um canhão gigante). Lá eles são capturados pelos habitantes da lua e precisam arranjar uma maneira de retornar à Terra.


Antes de ser um dos primeiros a se aventurar pelo cinema, Méliès era um ilusionista. Sua especialidade eram mágicas e pirotecnias. A partir daí, ele teve a brilhante idéia de transportar esses “conhecimentos fantásticos” para o cinema. O cinema era para Méliès, um meio de exercitar seu talento como ilusionista.

Nada mais justo do que atribuir a Viagem à Lua o título de precursor do cinema sci-fi e dos efeitos especiais.

Tonight Tonight, um dos clipes mais cultuados dos Smashing Pumpkins e um dos melhores de todos os tempos, tem seu visual baseado no clássico de Méliès. O vídeo conta com cenários teatrais e manufaturados e efeitos especiais da época do filme, além de ter sido filmado com uma filmadora à manivela. O vídeo foi dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris que, ao lado de Spike Jonze, Michel Gondry,  entre outros, elevaram o videoclipe a um novo patamar, revolucionando os conceitos e a estética, e imprimindo a sua marca na história de várias gerações pré-Youtube, que acompanhavam diariamente a MTV. A dupla, aliás, casal, assinou a direção de clipes de bandas como R.E.M., Jane’s Addiction, Oasis, Ramones, Weezer, Korn, Soundgarden e vários do Red Hot Chili Peppers. Sua estréia no cinema foi com o aclamado longa Pequena Miss Sunshine.

O clássico dos Smashing Pumpkins dirigido pela brilhante duplinha, é nada mais do que uma obra-prima baseada em outra obra prima. Bela combinação. Uma das bandas mais geniais dos anos 90 e uma das criaturas mais geniais da história do cinema.

Andrizy Bento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s