Música Disco

Disco, o estilo que desbancou vários outros como o rock e o punk na década de 70. Um estilo alternativo que se tornou uma febre no mundo inteiro. Personificado na figura de Tony Manero (John Travolta) nos “Embalos de Sábado à Noite”, ganhou o mundo com o seu brilho (literalmente falando).

A discoteca nasceu nos Estados Unidos, aproximadamente em 1972. A música disco foi a primeira a adotar som eletrônico e também pioneiro nas formação de DJ’s.

Com a recessão que atingiu os EUA em 1974, os americanos ficaram “encurralados”. E, com o rock em certa “decadência”, as pessoas precisavam de um estilo alternativo, que se destacasse em ambientes que todos pudessem freqüentar e que tivesse uma dança livre. Disco era a resposta.

Em 1977 foi lançado o filme Os Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta no papel de um dançarino de discoteca. O personagem era um qualquer de manhã, mas o rei das pistas de dança à noite. O filme realmente embalou as pessoas no mundo inteiro, espalhando a Disco Fever pelo planeta. Todos queriam ser como Travolta, usar sapatos com salto e roupas brilhantes. Seu estilo foi exaustivamente copiado.

No Brasil, a febre da discoteca chegou nos anos 80. Mas chegou com a mesma força que vinha dos EUA. As maiores discotecas aqui foram a Banana Power e a Papagaio Disco Club, ambas “revelaram” o DJ Mister Sam, entre outros. No mundo, a maior discoteca foi a Studio 54, em New York.

Após 1989, a disco perdeu força no mundo inteiro. A febre foi cessando e sendo substituída pelas boates modernas e clubes de hip hop. Mesmo assim, a herança da disco é a música eletrônica que ouvimos hoje, os efeitos de som, o brilho das boates. Talvez a febre tenha acabado, mas sua herança é eterna. Sex, Drugs and Disco.

Eduardo Molinar

Anúncios

2 comentários em “Música Disco”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s